Câmara promove nova edição do programa Casamento Comunitário

Evento acontece neste sábado (22/07) às 8h30 no Instituto Nosso Lar, no bairro Turmalina e às 10h na Vila Olímpica, no bairro Jardim Pérola

Quase 60 casais de Governador Valadares vão transformar a união estável em casamento. A terceira edição do programa Casamento Comunitário, realizado pela Câmara Municipal em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), acontece neste sábado (22/07) a partir das 8h30 no Instituto Nosso Lar, no bairro Turmalina e às 10h na Escola Municipal Octavio Soares Ferreira (Vila Olímpica), no bairro Jardim Pérola.

A realização do casamento comunitário é um dos projetos da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2017/2018 e pela primeira vez acontece nos bairros da cidade, proporcionando comodidade aos noivos. São beneficiados casais que já estão numa relação estável há pelo menos um ano ou que já tenham filhos. Os casais contemplados com o programa irão economizar cerca de R$ 500 com o não pagamento das taxas de serviços dos cartórios.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar a regularização gratuita de todos os direitos civis e sociais possíveis a partir de uma união civil, além de fortalecer os vínculos familiares.  O evento é realizado desde 2013. Somente nos dois últimos anos, por meio do Programa Câmara Legal, o legislativo realizou 726 casamentos comunitários.

Em maio cerca de 70 casais da comarca regularizaram a vida jurídica e se casaram. A cerimônia aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Isa. No início deste mês o legislativo levou o projeto para a região do bairro Penha, quando 30 casais regularizaram a situação jurídica e se casaram gratuitamente.

Recreação

Durante a realização da conversão da união estável em casamento, que será realizado para os casais que moram na região do bairro Jardim Pérola, vão acontecer atividades recreativas para as crianças com pula-pula, algodão doce, e pintura de rosto, além de serviços gratuitos de corte de cabelo. Será montada ainda uma tenda com serviços de orientação jurídica gratuita para a população.