Instalada a CPI dos medicamentos vencidos em Valadares

Vereador Juninho da Farmácia será o presidente da Comissão que tem 120 dias para concluir os trabalhos

Instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar o vencimento de medicamentos em Valadares. O requerimento, solicitando a abertura do procedimento, é de autoria do vereador Paulinho Costa (PDT) e foi assinada por todos os 21 vereadores. A reunião para definição dos cargos dos cinco vereadores que integram a CPI aconteceu na tarde desta terça-feira (25/07).

O vereador Juninho da Farmácia (PDT) será o presidente da Comissão que terá como vice- presidente o vereador Antônio Carlos (PT), Coronel Wagner Fabiano (PMN) como relator e os vogais Rildo do Hospital (PSC) e Betinho Detetive (PDT). Os membros da Comissão foram indicados pelos líderes de bloco Regino Cruz e Rosemary Mafra. O relatório final dos trabalhos deverá ser concluído em 120 dias.

“Já estamos oficiando as secretarias Estadual e Municipal de Saúde pedindo informações sobre a compra desses materiais que foram desperdiçados e não servem mais para tratamento e prevenção de doenças bucal em nossa população”, disse o vereador Juninho da Farmácia.

Parte dos medicamentos vencidos foi apresentada na Câmara Municipal pelo presidente da Casa, Paulinho Costa, durante as reuniões ordinárias de junho.  Segundo o vereador os materiais estão vencidos desde o início do ano passado e, desta forma, não estão sendo utilizados nas unidades de saúde. O Legislativo encaminhou requerimento ao Executivo pedindo informações referentes ao processo licitatório para a compra desses materiais desde 2012.

CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um organismo de investigação e apuração de denúncias que visa proteger os interesses da coletividade (da população brasileira). A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara de Deputados Federais e Estaduais ou Vereadores), que transforma a própria Câmara Parlamentar em uma comissão, que é nomeada pelos membros da Câmara, sendo assim, a comissão vai agir em nome da instituição, realizando um inquérito ou uma investigação. Concluída, a CPI aponta ou não os culpados e suas penas.