Mães servidoras da Câmara serão homenageadas nesta sexta-feira

  • 10 de maio de 2018

A Câmara Municipal de Governador Valadares irá homenagear as mães servidoras da Casa, efetivas e comissionadas. A sessão solene acontece nesta sexta-feira (11/05), às 16h30, no Plenário. Ao todo serão 42 homenageadas. O evento terá a participação especial da secretária Municipal de Planejamento, a Doutora Zenólia Maria de Almeida que participará de uma roda de conversa com as funcionárias.

“É um momento de integração e de reconhecimento às mães servidoras que tem se dedicado às funções na Casa. Ao homenagear as servidoras da Câmara, queremos cumprimentar as mulheres que tanto engrandecem nosso município”, disse o embaixador da Câmara de Valadares, o ex- vereador Adailson Cunha, organizador da homenagem. “Ao longo de décadas a mulher tem vencido barreiras e superado os mais diversos obstáculos para ocupar, com dignidade e respeito, o seu lugar na sociedade”, finalizou.

Zenólia Almeida

Zenólia  Maria de Almeida é doutora pela Universidade de Trás –os-Montes e Alto D Ouro – UTAD, Portugal onde defendeu onde defendeu a tese Desafios da Gestão Integrada do Território da Bacia do Rio Doce. É mestra em Ciências Sociais – área de concentração Gestão das Cidades, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC minas e especialista em Metodologia do Ensino Superior, Teoria Econômica, Economia Brasileira e Sociologia.

É pesquisadora cadastrada na FATEMIG e no Conselho Nacional de Tecnologia. Realizou pesquisa com imigrantes brasileiros empreendedores em Framingham – região metropolitana de Boston nos Estados Unidos da América para compor sua dissertação de Mestrado “ Inserção e mobilidade do imigrante brasileiro em uma economia de base étnica”.

Atuou na Univale por 29 anos como professora e pesquisadora exercendo também os cargos de Vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Governador Valadares, Diretora de Ensino, Diretora do Centro de Ciências Humanas. Ainda na Univale participou dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário.

Ocupou o cargo de Diretora de Planejamento e Ações Estratégicas da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares entre 2001 e 2002. Participou da Coordenação do Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Governador Valadares.

Planejou e coordenou o curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Pública do Centro Universitário do Leste de Minas – Unileste. Atuou na equipe de Planejamento e Controladoria e como professora do curso de Comunicação Social nesta mesma instituição.

Ocupou o cargo de Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação de Governador Valadares entre 1998 a 2000 e esteve à frente da Secretária Municipal de Educação entre 2005 a 2008. Atualmente é secretária Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Governador Valadares.

Colabora com vários veículos midiáticos como a revista Movimento. Zenólia  pode ser considerada como uma verdadeira intelectual orgânica sob a concepção gransmiciana.

E parafrasendo seu último texto publicado na revista Movimento destacamos que no processo de aprendizagem, o medo é colocado como inimigo natural, traiçoeiro, que permanece oculto, rondando a espreita em todas as voltas do caminho da busca de si mesmo. Para vencer esse inimigo é preciso enfrentar, desafiar, sentir plenamente o medo. Nesse momento, a clareza de espírito apaga o medo e aprender deixa de ser uma tarefa aterradora.