Presidente da Câmara visita instalações da UFJF em Valadares

• 3 de maio de 2018

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulinho Costa, se reuniu com o diretor-geral do Campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares, Peterson Marco. O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo entre o Legislativo Municipal e a Instituição de ensino, que conta com mais de 2,3 mil alunos matriculados nos 10 cursos de ensino superior autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) no município.

Ainda durante a reunião foi discutida a construção da estrutura física, no bairro Santa Rita, que irá abrigar os cursos de Farmácia e Nutrição. A previsão é de que o processo de licitação para a escolha da empresa aconteça ainda neste mês de maio e as obras devem começar no iniciar do segundo semestre deste ano. A previsão é de que as aulas nas novas instalações comecem em 2020.

“A vinda da UFJF, em 2012, consolidou Valadares como polo educacional da Região Leste de Minas e a Câmara Municipal tem interesse em participar das políticas educacionais que propiciem o desenvolvimento da nossa cidade”, disse o vereador Paulinho Costa.

De acordo com o presidente da Câmara, além da qualificação dos estudantes, a UFJF tem contribuído para movimentar a economia da cidade. Atualmente, mais de 60% dos estudantes são alunos que vieram de outras cidades, injetando recursos em setores como o imobiliário, com aluguel de imóveis e setor de alimentação (restaurantes e supermercados).

Em Valadares a UFJF oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.  “Atualmente os alunos de diferentes cursos, têm realizado projetos de pesquisa de interesse social. Essa também já uma importante contribuição para a cidade”, disse Peterson Marco.