Vereador Júlio Avelar é o novo líder de Governo na Câmara

• 5 de março de 2018

O vereador Júlio Avelar (PV), de 68 anos, foi anunciado oficialmente, na última sexta-feira (02/03), como o novo líder de Governo na Câmara Municipal de Governador Valadares. O anúncio foi feito pelo secretário da Mesa Diretora, vereador Enes Cândido, durante a 2ª reunião ordinária do mês de março. O vereador Rildo do Hospital foi indicado para exercer a função de vice-líder de Governo. As indicações foram encaminhadas ao Legislativo pelo prefeito André Merlo.

O papel de Líder do Executivo na Câmara, é destinado à um parlamentar que caminhe junto da base governista com o intuito de ser o interlocutor entre os dois Poderes (Legislativo e Executivo). O líder de governo explica e defende os projetos encaminhados pelo Poder Executivo para a Câmara, além de defender as posições políticas do Governo na Casa. Outra função do líder é trazer informações internas da Prefeitura a respeito de obras, verbas e demandas gerais que a Prefeitura realiza no município, sob as condições de clarear todas estas informações aos demais pares parlamentares.

“É uma função que exige grande responsabilidade e espero executar da melhor maneira, sempre defendendo o desenvolvimento de Governador Valadares”, disse Júlio Avelar, que foi eleito pera primeira vez para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal em 1976, quando tinha apenas 24 anos. “Tive 1.290 votos. Nessa época Valadares registrava 20 mil eleitores”, lembrou.

História

Formado em Direito pela Fadivale, Júlio Avelar também é jornalista, colunista social e apresentador na TV Rio Doce. Em outubro de 2016 foi eleito para o 6° mandato com 1.142 votos. Na esfera política, Júlio atuou como secretário de Meio Ambiente durante o primeiro mandato da ex- prefeita Elisa Costa, foi presidente da antiga Fundação Serviço De Educação E Cultura (Funsec) entre 1993 e 1995, e chefe de gabinete do ex-prefeito Hermírio Gomes entre os anos 1973 e 1976. É membro da Academia Valadarense de Letras.