Vereador quer sistema de segurança nas escolas do município

• 8 de fevereiro de 2018

Já está tramitando nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Governador Valadares o Projeto de Lei (PL) 014/18, de autoria do vereador Dr. Marcílio Alves, que prevê a instalação de sistema de vigilância eletrônica por câmaras em instituições de ensino e creches públicas e privadas. A proposta foi lida no Plenário do Legislativo, na noite desta quarta-feira (08/02), durante a quinta reunião ordinária de fevereiro.

De acordo com o PL, o monitoramento deverá contemplar as salas de aula e os espaços internos e externos das instituições. As áreas e vias que dão acesso aos educandários e creches deverão ser alcançadas pelas imagens do dispositivo eletrônico.

Ao apresentar a proposição Dr. Marcílio Alves alegou que capitais como Campo Grande, Manaus e São Paulo, além de município do estado do Paraná  já adotaram medida similar. Recentemente a rede estadual de ensino de Pernambuco divulgou que pretende instalar câmeras para reforçar a segurança nas escolas.  “A Prefeitura de Porto Alegre também anunciou a instalação de 300 equipamentos eletrônicos para reduzir os furtos, vandalismo e bulling. A proposta não visa monitorar os estudantes e sim protege-lo. É uma ferramenta com grande potencial protetivo aos estudantes”, justificou o vereador.