Vereadora pede agendamento de consultas por telefone

Proposição foi apresentada pela vereadora Iracy de Matos, durante reuniões ordinárias do mês de setembro na Câmara Municipal

Já está tramitando na Comissão de Legislação e Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Governador Valadares, o Projeto de Lei 132/2017 que pede o agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e pessoas com deficiência. A Proposta da Vereadora Iracy de Matos (SD), foi lida em plenário durante período das reuniões ordinárias de Setembro.

“O projeto tem como objetivo proporcionar atendimento mais humanizado, evitando transtornos e desgaste para pessoas cuja mobilidade esteja comprometida”, justificou Iracy de Matos, que espera que o PL receba parecer favorável da CCJR para ser levado em votação no Plenário. “Além da melhoria no atendimento, a proposição significa respeito às necessidades dessas pessoas”, disse a vereadora.

Se aprovado, o PL vai beneficiar pessoas com deficiência física, mental, intelectual, ou sensorial, além dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Conforme a proposta, o agendamento só será possível nas unidades de saúde onde o paciente estiver cadastrado.

Para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o número do protocolo do agendamento. As unidades de saúde deverão afixar, em local visível à população, material de indicativo do conteúdo desta lei.