Vereadora pede agendamento de consultas por telefone

• 11 de outubro de 2017

Proposição foi apresentada pela vereadora Iracy de Matos, durante reuniões ordinárias do mês de setembro na Câmara Municipal

Já está tramitando na Comissão de Legislação e Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Governador Valadares, o Projeto de Lei 132/2017 que pede o agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e pessoas com deficiência. A Proposta da Vereadora Iracy de Matos (SD), foi lida em plenário durante período das reuniões ordinárias de Setembro.

“O projeto tem como objetivo proporcionar atendimento mais humanizado, evitando transtornos e desgaste para pessoas cuja mobilidade esteja comprometida”, justificou Iracy de Matos, que espera que o PL receba parecer favorável da CCJR para ser levado em votação no Plenário. “Além da melhoria no atendimento, a proposição significa respeito às necessidades dessas pessoas”, disse a vereadora.

Se aprovado, o PL vai beneficiar pessoas com deficiência física, mental, intelectual, ou sensorial, além dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Conforme a proposta, o agendamento só será possível nas unidades de saúde onde o paciente estiver cadastrado.

Para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o número do protocolo do agendamento. As unidades de saúde deverão afixar, em local visível à população, material de indicativo do conteúdo desta lei.