Vereadores cobram a permanência do 43º Batalhão da PM em Valadares

Comitiva formada por 12 vereadores foi a Belo Horizonte discutir com lideranças políticas o assunto

A comitiva de vereadores liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, vereador Paulinho Costa (PDT) entregou nesta quarta-feira (12/07), ao deputado Estadual Cabo Julio (PMDB), integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, um requerimento pedindo a permanência do 43º Batalhão da Polícia Militar no município. O encontro aconteceu em Belo Horizonte. Base do governo estadual, o parlamentar se comprometeu em se reunir nos próximos dias com o governador Fernando Pimentel (PT) para discutir o assunto.

“O Deputado tem sido nosso interlocutor junto ao comando maior da Polícia Militar. Recebemos a informação que a estratégia de reorganização estrutural da corporação prevê a mudança da nomenclatura do 43º Batalhão para CIA, que passaria a ser subordinada ao 6º Batalhão, localizado no bairro de Lourdes. Essa é uma decisão que não concordamos”, disse o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Costa.

De acordo com o presidente do Legislativo valadarense, o Comando Maior da PM alega que o novo remodelamento não traria prejuízos à população, já que o número de policiais nas ruas da cidade seria mantido.  “Essa mudança que está sendo proposta não se justifica. Não há economia para os cofres públicos e alterações no quadro de efetivos. Pelo contrário, corremos o risco de ficar  sem concursos públicos para composição dos quadros da corporação em nossa cidade por um longo período”, reclamou Paulinho Costa, que participou ainda de uma teleconferência com representante do Comando da PM do Estado.

Além do presidente da Câmara Municipal, a Comitiva foi composta pelos vereadores Betinho Detetive e Juninho da Farmácia, ambos do PDT, Rildo do Hospital (PSC), Coronel Wagner Fabiano (PMN), Enes Cândido (PMDB), Jacob do Salão e Pastor Elias de Jesus  ambos do PSB, Antônio Carlos (PT), Robinho Mifarreg (PROS), Dandan Cesário (PHS) e Neném do Desidério (DEM). Representantes do Conselho de Segurança Preventiva (Consep/Ibituruna) entregaram ainda ao Deputado Estadual um abaixo-assinado pedindo a permanência do 43º no bairro Vila Isa, estrategicamente construído nas margens da movimentada BR- 116.

Reunião aconteceu na ALMG. Pedido de permanência do 43º Batalhão em Valadares será levado ao Governador Fernando Pimentel

Criado há 10 anos, o 43º Batalhão abrange uma área de segurança composta por 75 bairros e quatro distritos cadastrados de Governador Valadares, além dos municípios de Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Periquito, Sobrália e Tarumirim.

Audiência Pública

Na próxima semana uma audiência pública proposta pelos vereadores Coronel Wagner Fabiano (PMN), Jacob do Salão (PSB) e Antônio Carlos (PT) vai discutir na Câmara Municipal com autoridades, lideranças políticas e representantes do Comando Maior da PM, o encerramento da unidade policial no município.