Vereadores discutem a regulamentação dos Foods Trucks

• 9 de maio de 2018

Já tramita na Câmara Municipal  de Governador Valadares, o Projeto de Lei (PL) 064/2018 que regulamenta o funcionamento dos Food Trucks na cidade.  A proposta de legislação foi lida em plenário, durante a 4ª Reunião Ordinária do mês de maio.  A proposição foi assinada pelo presidente do Legislativo, vereador Paulinho Costa e os vereadores Juninho da Farmácia, Betinho Detetive, Dandan Cesário, Alessandro Ferraz, Geremias Brito, Pastor Elias de Jesus, Waldecy Barcellos, Regino Cruz, Marcílio Alves, Rildo do Hospital, Enes Cândido, Jacob do Salão, Neném do Desidério e Júlio Avelar.

O PL estabelece critérios para comercialização dos alimentos e bebidas garantindo que os vendedores não atrapalhem o trânsito de pedestres e automóveis, além de definir as normas para armazenamento, transporte, manipulação e venda dos produtos. “Realizamos reuniões com o objetivo justamente de colher subsídios para a construção de um texto que atenda as expectativas de empreendedores, poder público, trabalhadores e comunidade em geral”, disse Paulinho Costa.

Food Truck

O conceito de Food Truck foi importado dos Estados Unidos para o mundo todo. Uma das razões do sucesso desse modelo de negócio foi também a crise americana em 2008, em que muitos empreendedores procuravam opções mais flexíveis e acessíveis.

Com os Food Trucks, esses empreendedores e donos de lanchonete e restaurantes viram a oportunidade de inovação e a necessidade dos clientes no mercado. Esse conceito caiu então como uma luva em muitas outras grandes cidades, incluindo São Paulo e outras capitais do Brasil.

“A intensão com esse PL é resguardar e regularizar os Food Trucks, garantindo a preservação da segurança e da fluidez do trânsito, o conforto dos consumidores, a defesa ambiental, a saúde pública e os empregos gerados por este serviço. Também tem por objetivo  resguardar o consumidor, garantindo segurança e qualidade dos serviços prestados”, finalizou o presidente da Câmara Municipal.

Foto:  Leonardo Morais/ Divulgação