Vereadores discutem em BH a permanência do 43º Batalhão em Valadares

Reuniões com lideranças políticas na capital tem por objetivo impedir a transferência do Batalhão sediado no bairro Vila Isa

Uma comitiva formada por vereadores da Câmara Municipal de Governador Valadares vai se reunir na tarde desta quarta-feira (11/07), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com deputados estaduais. O encontro é mais uma tentativa do Legislativo valadarense de impedir a transferência do 43º Batalhão da Polícia Militar para a cidade de Guanhães.
“Não podemos aceitar a transferência do 43º Batalhão da PM para outra cidade, o que vai aumentar a sensação de insegurança em Valadares. Além do encontro com deputados, estamos tentando uma audiência com o Governador”, explicou o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Costa (PDT), que lidera a comitiva. O Parlamentar confirmou encontro com o deputado Estadual Cabo Júlio, integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa e base do governo Pimentel para discutir o assunto.
Na próxima semana uma audiência pública proposta pelos vereadores Coronel Wagner Fabiano (PMN), Jacob do Salão (PSB) e Antônio Carlos (PT) vai discutir na Câmara Municipal com autoridades, lideranças políticas e representantes do Comando Maior da PM, o encerramento da unidade policial no município.
De acordo com o vereador coronel Wagner Fabiano as informações obtidas até o momento dão conta de que a transferência da Unidade de Valadares seria necessária devido às articulações do Comando Maior da Policia Militar, que realiza estudos para uma nova estruturação de unidades. “Temos indicadores de criminalidade elevados em Valadares e vamos fazer de tudo para impedir a transferência do Batalhão”, comentou Wagner Fabiano.
A área de responsabilidade territorial do 43º Batalhão abrange hoje, além de 75 bairros e quatro distritos cadastrados de Governador Valadares, os municípios de Alpercata, Capitão Andrade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Periquito, Sobrália e Tarumirim.