Vereadores da 17º Legislatura - 2013/2016
Conheça os Vereadores da Legislatura 2013/2016
Publicado em 28/01/2013 18:00 - Atualizado em 18/10/2013 17:16
PERFIL DOS VEREADORES
Adauto Carteiro
Natural de Novo Horizonte (MG), o vereador Adauto Carteiro foi eleito com 1.252 votos. Ele é técnico em contabilidade e concursado como carteiro há 19 anos. Adauto foi eleito pela primeira vez nos anos de 2001 a 2005. Desta vez, entre as suas principais ações, ele pretende priorizar a área do meio ambiente, esporte, cultura e lazer, além de organizar logradouros públicos de Valadares. Membro do PRTB e nascido em 16 de outubro de 1964, Adauto Carteiro tem sua base eleitoral no bairro Santa Rita, onde reside atualmente. O vereador destaca que seus projetos para os próximos anos serão voltados para a comunidade e também para a classe dos carteiros. Ele afirma ainda que também irá cumprir seu papel como vereador de fiscalizar as ações do Executivo.
Ananias Camelô
Com 1.371 votos, o vereador Ananias Camelô desempenha seu terceiro mandato no exercício compreendido entre os anos de 2009 e 2016. Casado, natural do município de Tarumirim (MG), foi fundador da Associação dos Vendedores Ambulantes de Governador Valadares (AVAGV). Entre as suas principais ações, pretende continuar priorizando a área social, em especial no que diz respeito às necessidades dos mais carentes, moradores da periferia. Membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e nascido em 28 de abril de 1.965, tem sua base eleitoral no bairro de Lourdes, onde reside atualmente. Em 2004, foi eleito vereador pela primeira vez, com 1.693 votos e no final do ano de 2012 assumiu a presidência da Câmara Municipal.
Cezinha Alvarenga
Eleito com 1.475 votos, Cezinha Alvarenga, membro do Partido Republicano Brasileiro (PRB), assume pela primeira vez uma das 21 cadeiras no Legislativo Municipal. Formado em Direito, Cezinha Alvarenga também atua no ramo do direito imobiliário e na construção de casas populares. Segundo o vereador, em seu mandato irá apoiar ações que visem ao desenvolvimento de Governador Valadares. Cezinha pretende trabalhar por mais empregos, atração de indústrias e pela inclusão de Valadares na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Além disso, ele afirma que irá trabalhar em prol de ações que previnam o uso das drogas.
Chiquinho
Vereador mais votado pela segunda vez, Chiquinho (PSDB), obteve 3.384 votos e tem como principal base eleitoral o bairro Santa Rita. O vereador é conhecido pela participação em movimentos sociais, estudantis e pastorais da Igreja Católica. Ele foi eleito vice-presidente do Legislativo Municipal para o biênio 2011/2012, e candidatou-se a vereador pela primeira vez nas eleições de 2008. Chiquinho é conhecido pela participação em movimentos sociais, estudantis e pastorais da Igreja Católica. Bacharel em Direito, formado pela Univale em 2007, o vereador é filiado ao PSDB e sua atuação parlamentar prioriza as áreas de saúde, educação, qualificação profissional, esporte, desenvolvimento e assistência social. Na formação da primeira Mesa Diretora em 2009, Chiquinho foi eleito secretário.
Dr. Luciano
Atuar pela saúde e educação. Essa será a bandeira do médico Luciano de Oliveira e Silva (PSDB), eleito vereador após receber 2.897 votos. Segundo mais votado em Valadares, Dr. Luciano é casado e natural de Tumiritinga (MG). Residente em Governador Valadares desde 1954, Dr. Luciano retorna a Câmara Municipal em 2013 depois de atuar como vereador em 2004.
Dr. Marcílio
O vereador Marcílio Alves foi eleito para uma das 21 vagas de vereador com 1.647 votos. Nascido no dia 15 de abril de 1943, na cidade do Recife, o médico Marcílio já foi diretor do hospital e atualmente é diretor-clínico e também médico do trabalho. Dr. Marcílio começou sua carreira política no ano de 2000, quando foi eleito pela primeira vez vereador em Governador Valadares. No ano de 2008 teve uma votação expressiva, ficando como o 12° mais votado. Neste mandato, o vereador afirma que pretende trabalhar para que seja realizada a construção do Hospital Regional.
Geovanne Honório
Filiado ao do Partido dos Trabalhadores (PT), o vereador desempenha seu terceiro mandato. Eleito com 2.138 votos, pretende continuar seu trabalho em defesa de duas bandeiras: moradia popular e segurança pública. Para o parlamentar, esta última deve ser analisada sob uma visão mais ampla, com alcance social, urbanização de vilas e políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. Nascido em 28 de novembro de 1.966, casado e natural do município de Alpercata, obteve um crescimento de pouco mais de 35% dos votos em relação às eleições de 2.004. Em outubro de 2.008, foi o sétimo vereador mais votado da cidade.
Glêdston Guetão
Glêdston Guetão (PT) assume mais uma vez a vaga de vereador na Câmara Municipal de Governador Valadares. Ele foi o mais votado por sua coligação PT/PMDB nas eleições municipais de 2012, eleito com 1763 votos. Glêdston Guetão conquistou o nono lugar na lista dos mais votados em Valadares. Estará pela segunda vez legislando na Câmara. Atuou por 15 anos como Policial Militar (PM). Há 10 anos trabalha com crianças e adolescentes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela PM. Nascido em 9 de junho de 1974, Guetão compõe a bancada governista no Legislativo. Bacharel em Direito, Guetão promete trabalhar em parceria com o Executivo com trabalhos na educação, saúde, moradia e infraestrutura.
Iderlan
O cearense José Iderlan Ferreira Sudário (PPS) foi eleito vereador após receber 792 votos. Casado e pai de três filhos, Iderlan é um dos 17 vereadores eleitos pelo quociente partidário para a atual legislatura da Câmara Municipal de Governador Valadares. Presidente da Associação Cearense de Governador Valadares (ACC), Iderlan é empresário do ramo de enxovais e reside no município há 25 anos. Entrou para a política local em 2004. José Iderlan pretende na Câmara Municipal legislar em prol da igualdade social, atendendo os menos favorecidos. Sua base eleitoral é o bairro Jardim Pérola e os distritos.
Iracy de Matos
Eleita com 1857 votos, Iracy de Matos Moreira Barbosa (Partido Político Solidariedade) também assume pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de Governador Valadares. Nascida em Guiratinga (MT), Iracy de Matos é casada e tem duas filhas.Possui graduação em Serviço Social na Universidade Gama Filho (UGF) e pós-graduada em Ação Social e Cidadania, Projetos e Políticas Sociais na Univale. Iracy de Matos terá como foco no legislativo municipal ações na área de educação e de justiça social.
Leonardo Glória
O advogado Leonardo Glória (PSD), natural de Governador Valadares (MG), eleito com 889 votos, assume como vereador pela primeira vez na Câmara Municipal de Governador Valadares. Leonardo Glória foi o 20º vereador eleito para a 17ª legislatura municipal. Formado em direito pela Fadivale em 2001, Leonardo Glória é atuante na área criminal. Evangélico, Leonardo pretende além de legislar, criar leis e fiscalizar, também trabalhar em ações voltadas para a saúde, educação e segurança pública.
Levi Presidente
Morador do bairro Turmalina, Levi Vieira da Silva ou Levi Presidente (PMN) é o quinto vereador mais votado nas eleições municipais de 2012. Ex-catador de lixo, Levi Presidente obteve 2.136 votos. Presidente da Associação dos Moradores do bairro Turmalina, Levi ingressa pela primeira vez na política. Levi Presidente pretende exercer o cargo de vereador buscando o esporte como inclusão social e no fortalecimento da segurança pública.
Milvinho
Natural de Governador Valadares, o vereador Milvinho (PSL) foi eleito com 1.419 votos. Preocupado com as causas sociais, Milvinho pretende priorizar as ações voltadas às pessoas menos favorecidas. O vereador afirma que além de estar sempre na defesa da área social irá também priorizar a saúde. Milvinho obteve uma votação expressiva na região da Ibituruna e no bairro São Paulo.
Padre Paulo
A Câmara Municipal de Governador Valadares terá pela primeira vez um padre eleito vereador. Trata-se de Paulo de Almeida Machado, o Padre Paulo (PT), eleito com 1724 votos, sendo o 10º mais votado no município. Nascido em Itanhomi (MG), Padre Paulo além de exercer seu ministério é formado em Teologia e Psicologia. Padre Paulo é professor e psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Pretende trabalhar nas áreas de saúde, educação e geração de emprego.
Pastora Eliane de Paiva
Eleita pela primeira vez vereadora em Governador Valadares, Eliane Silva Azevedo de Paiva ou Pastora Eliane de Paiva (DEM), assume uma vaga na Câmara Municipal após receber 2.068 votos. A vereadora Eliane de Paiva é casada e natural de Governador Valadares. Possui formação pelo Instituto Teológico Quadrangular, sendo pastora evangélica há 20 anos. Na legislatura atual, Eliane de Paula terá como prioridade trabalhos em prol dos jovens, adolescentes e a família.
Paulinho Costa
O engenheiro mecânico Paulo Marcos Costa (PDT), conhecido como Paulinho Costa, assume pela quarta vez o mandato de vereador na Câmara Municipal de Governador Valadares. Paulinho Costa foi eleito com 2831 votos, sendo o terceiro mais votado. Formado pela Univale e pós-graduado em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulinho Costa é ex-secretário de governo e de desenvolvimento econômico. Sua bandeira na atual Câmara será a qualificação profissional e geração de emprego.
Pedro da Utilar
Eleito com 1.132 votos em Valadares, o vereador Pedro da Utilar (PSD) prometeu enfrentar os principais problemas da cidade, que segundo ele estão ligados à saúde, à educação e à assistência social. Pedro nasceu no dia 5 de abril de 1948, em Santa Maria de Itabira, município localizado na divisa da região Central do Estado com o Vale do Rio Doce, mas é considerado valadarense de coração. No ano de 2012, ele disputou a eleição de 2012 pela coligação “Rede Nova”, formada pelo PPL e PSD.
Ricardo Assunção
Nascido e criado em Governador Valadares, Ricardo Assunção foi eleito pela primeira vez com 2.156 votos. Ele foi o quarto colocado entre os candidatos a vereador no município. Há 16 anos atuando na televisão e no rádio, o vereador revela que a segurança pública será sempre uma de suas bandeiras. Ricardo Assunção pretende atuar também na área da saúde, no combate ao tráfico de drogas, e com políticas sociais, exercendo a função principal de fiscalizar.
Robinho Mifarreg
Robinho Mifarreg (PRTB) ocupa pela primeira vez uma das 21 cadeiras na 17ª Legislatura. Eleito com 1.538 votos, Mifarreg é valadarense e servidor público estadual. Graduado em administração pela Unintins, o parlamentar também cursou Teologia, pela Igreja São José Operários. Neste mandato, o vereador irá trabalhar para todo o município, área urbana e distrital, sempre se preocupando com a população, principalmente nos setores da educação, saúde, segurança, e no combate às drogas. Ele irá atender toda a população num todo, de acordo com as suas necessidades. Robinho criará projetos e requerimentos de interesse das comunidades, incluindo a melhoria das estradas.
Sargento Ramalho
Depois de atuar durante 15 anos na Polícia Militar (PM), o sargento e empresário valadarense se consagrou como sexto vereador mais votado em 2008, com 2.140 votos. No ano de 2012, ele foi reeleito com 2.083. Sargento Ramalho é nascido em 27 de abril de 1.970 e filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ele acredita na importância de desenvolver projetos sociais que diminuam a criminalidade e reintegrem os indivíduos à população novamente. Além de sua atuação policial, sempre se destacou na cidade pelo empenho em trabalhos sociais desenvolvidos em prol de crianças e adolescentes. Entre os trabalhos, sobressaem o ‘Projeto Periferia’, realizado nos bairros Altinópolis e Mãe de Deus (que conta com cerca de 80 crianças) e o projeto ‘S.O.S. Criança’, no Jardim do Trevo e Santa Paula, com mais de 115 crianças.
Zangado
Eleito com 1.176 votos, o vereador Zangado, membro do Partido Trabalhista Cristão (PTC), nascido no córrego dos Desidérios, em Brejaubinha (Distrito de Governador Valadares), destaca que irá trabalhar em prol dos distritos e dos bairros periféricos do município. Zangado trabalha há 12 anos como voluntário nas comunidades. Ele pretende buscar melhorias das estradas de acesso à zona rural. Zangado ressalta que possui vários projetos para serem elaborados e executados em vários bairros da cidade, como o Turmalina, Mãe de Deus, Santo Antônio, Altinópolis, Santa Helena, Carapina, Nossa Senhora das Graças, além do Pérola e Santa Rita, onde obteve votos.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - AICS