Câmara Municipal homenageia 15 anos do IFMG em Governador Valadares
Câmara Municipal homenageia 15 anos do IFMG em Governador Valadares
Publicado em 28/04/2025 17:56
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares celebrou, neste mês de abril, seus 15 anos de atuação na cidade. Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município, o instituto foi homenageado em uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal, na noite da última sexta-feira (25), por iniciativa das vereadoras Gilsa Santos e Sandra Perpétuo.
A cerimônia contou com a presença do reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, do diretor-geral do campus de Governador Valadares, Tonimar Domiciano Senra, além de docentes, técnicos administrativos, e outros profissionais que participaram da criação e consolidação da unidade. Também prestigiaram o evento o deputado federal Leonardo Monteiro, a ex-prefeita Elisa Costa, o diretor-geral do Campus Avançado da UFJF-GV, professor Ângelo Márcio Leite Denadai, entre outras autoridades.
Durante seu discurso, a vereadora Gilsa Santos destacou que a homenagem simboliza o reconhecimento ao impacto do IFMG na transformação humana, econômica e social de Valadares, além de ser uma expressão de gratidão pelo trabalho dedicado de servidores, professores, diretores e estudantes.
"É uma honra celebrar a trajetória dessa instituição que tanto contribui para a transformação social por meio da educação, da ciência e da inclusão. Nesses 15 anos, o IFMG-GV deixou de ser apenas um projeto e se tornou uma referência em ensino técnico e superior gratuito, com qualidade e compromisso social. Quantas vidas foram transformadas ali? Quantos sonhos se tornaram realidade naquele espaço de acolhimento e conhecimento?", ressaltou a parlamentar.
A vereadora Sandra Perpétuo, por sua vez, enfatizou o papel do IFMG como agente de inclusão social e mobilidade educacional no município. "O IFMG reúne educação pública de qualidade em um território que une pessoas de diferentes classes, oferecendo a todos, independentemente do ponto de partida, as mesmas oportunidades", afirmou.
Sandra também fez questão de reconhecer o trabalho coletivo que impulsiona o instituto: "Aqueles que passam por vocês saem dali transformados, com novos horizontes. E o próprio espaço onde o IFMG se instalou também foi modificado — tornou-se a estrada do conhecimento, uma estrada que não pode ter fim", finalizou.
Foram destacados os profissionais técnicos administrativos e os docentes que atuaram na época da instalação do Campus em Valadares.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)