Lixo ELETRÔNICO
O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares
Publicado em 09/09/2019 17:30 - Atualizado em 09/09/2019 17:40
O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, Júlio Avelar fez um requerimento ao prefeito André Merlo, solicitando que sejam adotadas as medidas necessárias para que seja criado um programam municipal de descarte apropriado para os lixos eletrônicos, no âmbito do município de Governador Valadares, devendo estabelecer pontos de coleta e providenciar local apropriado para armazenamento e separação dos itens que possam ser reciclados.
A Organização das Nações Unidas (ONU) fez alerta para o crescimento exponencial de lixo eletrônico em países emergentes e a falta de capacidade para lidar com a situação. O estudo foi realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e prevê graves consequências para o ambiente e saúde pública.
Telefones, computadores, impressoras e drones são alguns exemplos de eletrônicos que, perto do fim de suas vidas, podem ser tornar lixos eletrônicos. Muitos desses produtos podem ser reutilizados, remanufaturados ou reciclados de forma a reduzir a geração de resíduos.
Os lixos eletrônicos incluem tanto os produtos da “linha branca”, como refrigeradores, máquinas de lavar e micro-ondas, quanto aparelhos eletrônicos, como televisores, rádios, computadores, telefones celulares, assim como cartuchos e toners.
Além da crescente quantidade de resíduos que é gerada, outro problema é o desejo inadequado, pois, grande parte dos aparelhos possui uma composição química complexa de substâncias altamente tóxicas ao meio ambiente e sua decomposição pode trazer muitos prejuízos à saúde humana.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (AICS)