Univale recebe vereadores em busca de parcerias
Legislativo esteve presente no Campus II da universidade. Curso de Medicina, parceria para Centro de Estudos e mobilização política em prol da Univale foram alguns dos temas discutidos.
Publicado em 25/04/2013 18:15 - Atualizado em 02/09/2013 15:29
Legislativo esteve presente nesta quinta-feira no Campus II da universidade. Curso de Medicina, parceria para Centro de Estudos do Legislativo e mobilização política em prol da Univale foram alguns dos temas discutidos.
A Câmara Municipal de Governador Valadares esteve presente nesta quinta-feira, 25 de abril, na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). O Legislativo esteve em reunião com a reitora da Univale, Prof.ª. Mylene Quintela Lucca, e com o pró-reitor acadêmico, Prof.º Romero Meireles Brandão. O presidente do Legislativo e vereador Geovanne Honório (PT), Pedro da Utilar (PSD) e Iracy de Matos (PRB) representaram o Poder Legislativo na reunião. Após a reunião os três vereadores realizaram uma visita técnica no Campus II da universidade para conhecer sua estrutura, laboratórios, clínicas e salas de aula.
A reitora Mylene Lucca ficou satisfeita pelo pedido de visita pelo Legislativo e conversou sobre diversos temas, pedindo apoio para intermediação política para a consolidação do curso de Medicina na Univale e parcerias em busca de verba para investimento em educação na instituição.
“Estou otimista pela Câmara sair do seu espaço e vir até a comunidade acadêmica. Vejo o Legislativo como o maior canal de comunicação. Aproveitamos a visita. Colocamos a necessidade criação de emendas parlamentares no sentido de atender à Univale. Precisamos que o Legislativo em parceria conosco consiga incentivos para à Univale junto aos poderes municipais, estaduais e federais”.
O presidente do Legislativo e vereador Geovanne Honório quer a Univale como parceira para alavancar sugestões e demandas para o crescimento de Governador Valadares. A visita à universidade já trouxe a primeira parceria entre as instituições. Após convite do Legislativo a reitora Mylene Lucca estará disponibilizando professores do corpo docente da Univale para ministrarem cursos gratuitos no “Centro de Estudos, Capacitação e Treinamento Vereador Maurício Morais”.
O Centro de Estudos é uma iniciativa do Legislativo para promover estudos sobre os diversos temas de interesse do Poder Legislativo; oferecendo capacitação aos servidores e comunidades. “Queremos que a Univale nos ajude com sugestões de cursos no Centro de Estudos da Câmara. Temos convênios com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais e com o Programa Interlegis visando aumentar a participação da população no Legislativo”, diz Geovanne. Ficou acordado também que os universitários da Univale também terão um número de vagas disponíveis para participação em cursos do Centro de Estudos do Legislativo.
Para apontar as necessidades, propostas e dificuldades atualmente enfrentadas pela Univale foi definida a realização de uma Reunião Especial da Univale durante as Reuniões Ordinários de maio da Câmara Municipal. Na oportunidade os 21 vereadores ficarão cientes do funcionamento atual da Univale e poderão contribuir através de requerimentos e sugestões.
Medicina
Os vereadores foram informados pela reitoria da Univale que estão aguardando apenas uma resposta do Ministério da Educação (MEC) para implantação do curso de Medicina. “Estamos esperando há algum tempo essa resposta. Todas as demandas que o MEC solicitou já foram atendidas para abertura do curso de Medicina. Precisamos agora é de pressão política para acelerar a confirmação”, comenta Mylene.
Segundo a Univale a oficialização do curso de Medicina é consolidada através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), unidade do MEC responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância.
“Mesmo já implantado o curso federal de Medicina em Valadares a demanda da população para a área é grande. O processo seletivo federal também é muito concorrido. O curso de Medicina mesmo privado terá um custo menor para os alunos residentes na cidade, porque não precisarão sair do município”, diz Mylene.
O Legislativo já está agendado uma reunião junto ao SERES e MEC em Brasília (DF) com a participação de deputados federais, deputados estaduais da região e vereadores para contribuir com a Univale. “Queremos ver Governador Valadares como uma cidade universitária e polo educacional”, comenta o vereador Pedro da Utilar.
Presente na visita a vereadora Iracy de Matos destacou a importância da Univale como uma das maiores empregadoras em Governador Valadares e destacou os trabalhos com a comunidade e em especial as ações na área de odontologia.
“A Univale é hoje uma das maiores empresas geradora de emprego na cidade e um polo educacional. Temos que parar de denegrir a imagem da Univale e refazê-la. A Univale precisa é de parceria. Sugiro mais atendimentos à comunidade, como já é feito, através do SUS e do Polo Integrado Odontológico ao Paciente Especial”. Durante a reunião foi divulgado pela Universidade Vale do Rio Doce o recredenciamento por mais 10 anos junto ao MEC.
Yuri Coelho/Amanda Ribeiro
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Câmara Municipal de Governador Valadares
(33) 32722419
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - AICS